Análise de Velocidade e Escolha de Perfil
Análise de Velocidade e Escolha de Perfil
Para poder analisar o perfil a ser escolhido pela equipe no planador, fez-se primeiro uma análise da velocidade do planador durante sua trajetória. Porém, como a equipe ainda não tinha definido o perfil da asa a ser confeccionada, simularam a velocidade de um objeto com massa semelhante ao que o desejam que o planador tenha, no caso, um quilo.
Essa velocidade será utilizada posteriormente no Número de Reynolds, fórmula utilizada para analisar o regime de escoamento do fluido analisado, o ar, sobre determinada superfície. Será utilizado para comparar valores na literatura e em softwares de simulação no intuito de escolher o perfil que melhor se adeque as condições impostas.
Para encontrar a velocidade do objeto de um quilo, foi realizado um lançamento manual do objeto e depois analisado com o software Tracker Physics Analysis.
Figura 3 : Lançamento do Objeto de Um Quilo
Fonte: Própria Equipe
Para o cálculo do número de Reynolds, a equipe utilizou a seguinte fórmula:
Figura 4: Fórmula do Número de Reynolds
Fonte: RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Fundamentos da Engenharia Aeronáutica Aplicações ao Projeto SAE - Aerodesign. 1° Edição. São Paulo. 2011.
Onde:
ρ = Massa Específica do Fluido (1,225 Kg/m^3)
V = Velocidade do Escoamento ( 4,0 m/s )
C = Corda Média (0,38 m )
µ = Viscosidade dinâmica do ar ( 17,2 x 10^-6 Pa.s)
Assim, o número de Reynolds encontrado foi 108.255,81 Com ele, analisou-se os perfis que se adequavam a esses parâmetros.
O perfil escolhido foi NACA 4412. A ser explicado na próxima postagem.



Comentários
Postar um comentário