Análise das Características da Asa
Análise das Características da Asa
Nessa parte do projeto analisou-se as Dimensões da Asa, seu Ângulo de Ataque, a Velocidade de Estol, o Centro de Pressão da asa, o Centro de Gravidade da asa, a Sustentação, o Arrasto e o Equilíbrio de Momentos.
A Velocidade de Estol e o Ângulo de Ataque foram determinados na postagem passada, cujos valores foram ,respectivamente, 4 m/s e 7°.
As dimensões da asa também já foram encontradas, onde a corda raiz (Cr - do inglês, Root Chord) foi 0,62 m e a corda lateral ou corda menor ( Ct - do inglês, Tip Chord) foi 0,28 m.
Figura 9 e 10: Cordas da Asa
Fonte: Fundamentos da Engenharia Aeronáutica
Com esses dados, pôde-se determinar a Corda Média ( Mean Aerodynamic Chord ) da asa e sua distância para o centro da asa.
Figura 11: Fórmula da distância da corda média
Fonte: Fundamentos da Engenharia Aeronáutica
Com isso, encontrou-se o Centro de Gravidade da asa ( CG ), que é dado segundo 1/3 da Corda Média ( Mean Aerodynamic Chord ). Centro de gravidade da asa é ponto em que todo o peso da asa pode ser representado.
Figura 12: Centro de Gravidade
Fonte: Própria Equipe
Em seguida, utilizou-se o software XFLR5 para calcular o Centro de Pressão em diferentes angulações. As angulações foram de 0°, 6° e -6°, nessa ordem de estudo.
Figuras 13, 14 , 15 e 16: Centro de Pressão em Diferentes Angulações
Fonte: Própria Equipe
Calculou-se previamente a Sustentação e o Arrasto na asa.
Sustentação é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que se eleve e se mantenha no ar.
Arrasto é uma força de fricção que surge por intermédio do atrito entre o corpo e o fluido. Essa força atua na direção paralela à superfície do corpo e, em muitos casos, é proporcional ao quadrado da velocidade com que o corpo desloca-se em relação ao fluido.
Figura 17 e 18: Cálculo de Sustentação (L) e Arrasto (D)
Fonte: Fundamentos da Engenharia Aeronáutica
Figura 19: Cálculo da Sustentação e do Arrasto
Fonte: Própria Equipe
Para o Equilíbrio de Momentos utilizou-se as fórmulas de Sustentação e Arrasto, juntamente com seus respectivos braços de alavanca para encontrar seus momentos.
Figura 20: Cálculo dos Momentos de Sustentação e de Arrasto
Fonte: Própria Equipe
O momento proveniente da Sustentação foi igual a 9,2192 N e o Momento Proveniente do Arrasto foi 0,1860 N.











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